REGIÃO: Trentino - Vinhedos próprios ao redor de Trento, entre 300 e 600m de altitude, com exposição sudeste e sudoeste.
CLASSIFICAÇÃO LEGAL: Trento D.O.C.
COMPOSIÇÃO DE CASTAS: 100% Chardonnay.
GRADUAÇÃO ALCOÓLICA: 12,56° GL
CARACTERÍSTICAS CLIMÁTICAS: Clima subcontinental no Val d’Adige e alpino no Val di Cembra. De um modo geral os verões são frescos e os invernos rígidos, com fortes excursões térmicas entre as estações e entre o dia e a noite. Temperatura média anual de 11ºC. As precipitações, nunca excessivas, distribuem-se uniformemente ao longo do ano e em forma de neve no inverno. As barreiras das montanhas ao norte protegem dos ventos gélidos, enquanto que os vales ao sul permitem a chegada do “föhn”, um vento meridional morno e seco.
CARACTERÍSTICAS DO SOLO: solos calcários ricos em “scheletro” (pedras e cascalhos).
ELABORAÇÃO: Colheita exclusivamente manual em setembro. Fermentação a 20-22°C dos vinhos base em inox. Malolática completa. Assemblaggio dos vinhos para segunda fermentação. Adição do licor de tiragem com leveduras e açúcar. Tomada da espuma na garrafa, com longo envelhecimento “sulle fecce” de 42 meses. Processo manual de “remuage” ou “rimozione”. Desgargalamento “sboccatura” com congelamento do depósito. Licor de expedição com dosagem final de 8,8g/l de açúcar, BRUT. Colocação da rolha e do arame de proteção.
ENVELHECIMENTO: 42 meses “sobre as leveduras” na garrafa.
ESTIMATIVA DE GUARDA: 10 anos.
CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS: Palha intenso com reflexos dourados, brilhante, perlage fino e persistente. Nobre e rica no olfato, com maçã e pêra maduras, amêndoas e avelãs, além de notas defumadas e florais. Notável estrutura, firme e cremosa ao mesmo tempo, longo final refrescante.
TEMPERATURA DE SERVIÇO: 8-10°C.
DIRETRIZES ENOGASTRONÔMICAS: risotto di aragosta e zafferano (risoto com lagosta e açafrão), pescatrice in crosta di mandorle e pancetta (peixe tamboril em crosta de amêndoas torradas e pancetta), sogliola alla mugnaia (linguado ligeiramente enfarinhado grelhado na manteiga).
GAMBERO ROSSO 2007: prova final dos 3 “bicchieri”, 2 “bicchieri rossi” em 3.