Corpo: Robusto
Tânicos: Moderadamente Tânico
Acidez: 
Madeira: Com Madeira (a partir de 06 meses)
Região: Veneto/Trentino
Composição de Castas: 100% Foja Tonda (uva Autóctone da Vallagarina, Recuperada da Extinção Por Armani, Também Denominada ''casetta'')
Amadurecimento: 16 Meses Em ''botti'' de Carvalho de 4.500 Litros
Estimativa de Guarda: 10 Anos
Temperatura de Serviço: 18°c
Características Climaticas: A Vallagarina trentina é caracterizada pelo clima continental, fortes ventos e excursões térmicas. A Vallagarina vêneta possui um clima mais ameno, pelo efeito moderador do próximo lago de Garda.
Características do Solo: As videiras são plantadas em terrenos nas margens do rio Adige, subindo as colinas (180m acima do nível do mar). O solo possui uma estrutura leve e solta, de origem aluvial e ''morenica''
Elaboração: As uvas são cultivadas nos vinhedos antigos principalmente em pé-franco, conduzidas em ''pergola trentina''. Nos vinhedos novos a condução é em Guyot. Uva de maturação relativamente precoce. Colheita rápida e rompimento das uvas, seguido de abaixamento imediato da temperatura. Crio-maceração de aproximadamente 7 dias, sem remontagens. Fermentação lenta com controle térmico, sem remontagens agressivas. Amadurecimento em ''botti'', engarrafamento e permanência em cantina por no mínimo 3 meses.
Fechamento com Tampa de Rosca: Não
Diretrizes Enogastronômicas: Carnes bovinas e ovinas braseadas; Risotto ao ragù de cordeiro ou lebre; Javali ao vinho tinto com polenta.
Premiações mais Relevantes:
Classificação Legal: Vallagarina I.G.T.