Descrição
Corpo: De Corpo
Tânicos: Sem Tânico
Acidez: Fresco
Madeira: Sem Madeira
Região: Champagne ? Montagne de Reims
Composição de Castas: 100% Pinot Noir.
Amadurecimento: 2 anos sobre as lias nas frias adegas escavadas na craie.
Estimativa de Guarda: 8 anos.
Temperatura de Serviço: 8°C
Características Climaticas: Clima temperado continental, rigoroso. Invernos muito frios e longos, riscos de geadas de primavera, verões mornos e curtos. Temperatura de 10,5°C, pluviometria de 650mm, com chuvas bem repartidas ao longo do ano, e 1.700h de sol, sempre em médias anuais.
Características do Solo: Solo típico ?crayeux?, de pedra calcária puríssima da era secundária, de alta porosidade. Muito pobre em matéria orgânica.
Elaboração: Colheita manual com tris seletiva de cachos. Este é um rosé de saignée, ou seja, derivado da sangria do vinho tinto de Bouzy (em oposição ao assemblage de vinho tinto champenoise com vinho base branco). Fermentação alcoólica em tanques de inox a 17,5°C, com malolática encorajada e permanência sur lie. Assemblage perpétuel do vinho base para segunda fermentação, empregando-se vinhos de anos anteriores vins de reserve e deixando o dobro do volume engarrafado para o ano seguinte (neste Champagne utiliza-se de vinhos base de Pinot Noir, com média de 3 anos). Adição do licor de tiragem com leveduras e açúcar. Tomada da espuma na garrafa, com longo envelhecimento sur lattes, nas frias e escuras adegas escavadas na craie, pedra calcária. Processo de remuage com gyropalette (mecânico). Desgargalamento com prévio congelamento de depósito, dégorgement à la glace. Licor de expedição com dosagem final de 6g/l de açúcar, BRUT. Colocação da rolha e do arame de proteção muselet.
Fechamento com Tampa de Rosca: N
Diretrizes Enogastronômicas: Salmão defumado, ovas de salmão, caça de pena (faisão, perdiz, marreco selvagem), coq au vin de Bouzy (galo marinado e estufado com vinho tinto, ervas e legumes aromáticos), canard aux agrumes (pato assado ao molho de cítricos), charcuterie (embutidos em geral), queijos maturados.
Premiações mais Relevantes: LA REVUE DU VIN DE FRANCE: nota máxima de 5 estrelas.
BETTANE & DESSEAUVE 2011: 16 em 20