PULIGNY MONTRACHET 1ER CRU CHALUMAUX
classificação Vinho: Esse vinho é feito com uvas plantadas na pequena parcela de Les Chalumeaux em Puligny-Montrachet, na parte mais baixa do vinhedo as vinhas foram plantadas em 1954, são produzidas pouquíssimas garrafas por safra.
Produção: As uvas são colhidas de forma manual em sua perfeita maturidade fenólica, são prensadas de maneira gentil, o débourbage é feito após 24 horas. A fermentação é feita em barricas de carvalho, com um leve batonnage (antes da fermentação malolática) e então o vinho é envelhecido por 11 meses em barricas de carvalho (20% novos), uma leve filtragem é feita antes do engarrafamento.
Sobre a safra 2019, Paul Pernot a descreve como: ? definitivamente sofremos com as geadas de abril e com a floração deficiente, pois nossos rendimentos em alguns setores caíram até 70%. Felizmente, os rendimentos em outros não caíram mais do que 10%. Dado o quão quente e seco a safra de 2019 foi, a escolha da data de colheita foi crítica. Decidimos começar a colheita no dia 11 de setembro e a velocidade também foi crítica, pois escolhemos o mais rápido possível. Fomos consideravelmente ajudados pela forma como a fruta estava limpa, já que essencialmente não havia necessidade de separação, a não ser uma folha ou inseto ímpar. Os álcoois potenciais ficaram entre 14 e 14,5%, mas com acidez surpreendentemente boa que fez toda a diferença na manutenção do equilíbrio adequado. Os 2019 são concentrados, mas leves e devem se beber bem tanto jovens como com idade em garrafa. Os 2019 foram engarrafados em julho de 2020 com a rolha composta da marca Diam?
Notas de degustação: Tem um nariz maduro, picante e fresco de frutas cítricas, na boca tem sabores de pêssego com notas de limão. Com grande mineralidade, complexo e longo, com um final de boca bastante persistente.
Potencial de guarda: 10+ anos
Consulte safra. www.demarseill.com.br